Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: ambiente Construído e patrimônio sustentável, tem por objetivo o debate em profundidade de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, através da publicação de contribuições técnicas e científicas originais abordando em especial o meio-ambiente e o patrimônio cultural e natural.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

É editada na contracapa de FÓRUM PATRIMÔNIO, a seguinte norma:
Salvo casos excepcionais, os originais não deverão ultrapassar 30 laudas (em espaço dois), de 2.100 caracteres. O autor deverá enviar ainda um resumo analítico do artigo que não ultrapasse 10 linhas. FÓRUM PATRIMÔNIO aceita propostas de artigos, mas todas as colaborações serão submetidas ao Conselho Editorial da revista, ao qual cabe a decisão final sobre a publicação. O Conselho Editorial reserva-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma, com o objetivo de adequar os artigos às dimensões da revista ou a seu padrão editorial.
Conselho Editorial Científico - tem como atribuição a avaliação dos artigos publicados, e é composto por profissionais e pesquisadores ligados a instituições sediadas no Brasil, América Latina e Península Ibérica, especialistas nos diversos temas sobre os quais versam os artigos, que atendem aos critérios estabelecidos pelo IBDS:
- a) publicação de mais de 70% de artigos científicos- Atualmente a Revista apresenta em cada fascículo, pelo menos 5 artigos originais de natureza científica (artigo) e técnica (nota técnica). Além disto, são também divulgados assuntos de elevado interesse do meio científico, dando origem às seções: "Livros", "Atualidades Técnicas", e artigos de opinião.
- b) seleção de artigos -selecionados com base no "Regulamento para Publicação de Artigos", com pareceres apresentados por pelo menos quatro referees, membros do Conselho Editorial Científico. Os referees, com base no formulário anexo, indicam a necessidade de revisão do texto, inclusão de aspectos, ou a não aceitação do artigo. As sugestões são encaminhadas ao autor para consideração e revisão.
- c) abrangência nacional quanto a referees : O Conselho Editorial Científico é formado por profissionais e pesquisadores ligados à instituições sediadas nas diferentes regiões do Brasil , América Latina e Península Ibérica. (ver relação apresentada no formulário de encaminhamento)
- d) dedicação à área temática - Na Revista FÓRUM PATRIMÔNIO, os trabalhos estão dedicados à área que apresenta o título da publicação.
- Os artigos contém obrigatoriamente a data de recebimento por parte do Conselho Editorial, da versão revisada do mesmo, o endereço dos autores para correspondência, além do título do artigo e do nome do autor registrados no cabeçalho da página.
- Títulos, abstract e palavras chave são publicados em português, espanhol  e em inglês, sendo o texto normalmente editado em português ou espanhol.
- O resumo do curriculum de cada autor, é publicado juntamente com o artigo caracterizando sua formação e a instituição ao qual está vinculado.
- e) amplitude de atuação- A revista FÓRUM PATRIMÔNIO não se caracteriza como uma publicação departamental, institucional ou regional, recebendo artigos de todo o País e do exterior, de pesquisadores ligados às diferentes instituições.
A revista é distribuída sistematicamente às bibliotecas, universidades e órgãos públicos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Copyright

© FÓRUM PATRIMÔNIO – Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável / IBDS.
Os direitos autorais dos artigos publicados em FÓRUM PATRIMÔNIO são de propriedade da revista. Para serem divulgados em outros veículos ou formatos, o autor ou autores do artigo deverão solicitar autorização do Conselho Editorial de FÓRUM PATRIMÔNIO e citar os dados identificadores do artigo e da revista.