Histórico do periódico

FÓRUM PATRIMÔNIO começou a ser organizada em 2004, quando, durante o 1º FÓRUM PATRIMÔNIO Brasileiro de Patrimônio Cultural, se constatou a ausência de uma revista científica que abordasse a questão do patrimônio em toda sua amplitude, e sua relação intrínseca com a questão da sustentabilidade. Assim, FÓRUM PATRIMÔNIO dedica-se a fomentar o debate em profundidade de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, através da publicação de contribuições técnicas e científicas originais abordando em especial o meio-ambiente e o patrimônio cultural e natural.Dedica também especial atenção à reflexão teórica nacional e ibero-americana.
FÓRUM PATRIMÔNIO publica predominantemente artigos originais resultantes de pesquisa científica e/ou significativas para a área, incluindo ainda outros tipos de contribuições, como artigos de revisão, comunicações, resenhas e estudos de caso. FÓRUM PATRIMÔNIO é editado quadrimestralmente, sendo organizado em núcleos temáticos, podendo também ter artigos avulsos, voltados para a reflexão de longo alcance, tanto na análise empírica quanto nos fundamentos teóricos da área.
A revista conta com uma Comissão Editorial e um Conselho Consultivo, composto por nomes de especialistas reconhecidos da área, do Brasil e do exterior,  provenientes de universidades, órgãos oficiais de preservação do patrimônio cultural e de instituições nacionais e/ou internacionais que desenvolvam trabalhos em áreas afins.
A abreviatura de seu título é FÓRUM PATRIMÔNIO, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.