MOLDES E MOLDAGENS: INSTRUMENTOS DE PROTEÇÃO, PRESERVAÇÃO E PERPETUAÇÃO DA OBRA DE ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA

ALEXANDRE MASCARENHAS

Resumo


Este artigo se dedica a apresentar e valorizar os moldes e as moldagens em gesso realizadas entre as décadas de 1930 e 1970 de parte da obra arquitetônica e escultórica de Antônio Francisco Lisboa – expoente máximo da escultura barroca em Minas Gerais. Ressaltamos a importância destas técnicas em obras de restauração e conservação de bens imóveis, integrados e/ou móveis, mas, sobretudo o seu uso como instrumento de divulgação, objeto de pesquisa, preservação, difusão e perpetuação da obra em si e, consequentemente, do artista cuja importância é parte integrante de determinada sociedade e em alguns casos, considerado identidade e patrimônio cultural. Além disto, percebemos que as réplicas apresentam boa qualidade e quantidade de informação ornamental, formal, estilística, iconográfica e técnica. Em alguns casos observamos mais detalhes que nas obras originais, em sua  maioria, expostas às ações das intempéries e do vandalismo e, apresentam-se bastante degradadas. Portanto, o resgate destas técnicas se faz necessário uma vez que se observa a escassez de mão-de-obra atuante neste segmento de trabalho, e as informações teóricas e práticas abordadas nesta pesquisa encontrarão um campo vasto de aplicações na prática, pois vai contribuir para a permanência e valorização da técnica e das moldagens como elemento essencial na disseminação da obra de Aleijadinho.


Referências


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MASCARENHAS, Alexandre. Moldes e moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antônio Francisco Lisboa. Tese de doutorado defendida pelo programa de Pós Graduação do Departamento da Escola de Arquitetura e Urbanismo NPGAU – UFMG em junho de 2013.

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