A GESTÃO DO PATRIMÔNIO NO CASO DA PAMPULHA E A NECESSIDADE DE UM PLANEJAMENTO TURÍSTICO INTEGRADO E SISTÊMICO

Myriam C. L. Assis, Lucia Maria Capanema Alvares

Resumo


Este artigo revisita a criação e o crescimento de Belo Horizonte, contextualiza a construção e importância do Complexo Arquitetônico e Urbanístico da Pampulha, discute o atual momento demográfico e urbanístico de Belo Horizonte e da Pampulha e o tratamento da atividade turística no Complexo. Pretende analisar a atividade turística no complexo para demonstrar seus entraves e potencialidades, valorizando a ação planejada e integradora capaz de transformar acervo patrimonial em produto turístico de qualidade; visa também contribuir com informações e dados para um plano de desenvolvimento turístico da Pampulha. A revisão bibliográfica, a análise de dados censitários, levantamentos in situ das características territoriais, e um survey de opinião aplicado a turistas e visitantes embasam as análises propostas. Como resultado, apresenta alguns problemas sócio-econômicos, e relativos à produção turística, e expõe práticas de gestão turística em curso, conformando a necessidade de um planejamento intersetorial e sistêmico para o desenvolvimento do turismo na Pampulha.

Referências


ALVARES, Lucia C., GURGEL, Ângelo C., e DOS SANTOS, Karla C. B. A Iniciativa Privada e as Políticas Públicas no Desenvolvimento do Turismo de Negócios no Barro Preto. Belo Horizonte, 2005. Inédito.

BRUAND, Yves.- Arquitetura Contemporânea no Brasil. (4 ª ed.) São Paulo: Perspectiva, 2003.

CAMPOS, Adalgisa A. Pampulha — uma proposta estética e ideológica. In Análise e Conjuntura.

Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, vol. 13 n. 5/6, 1983.

ESTADO DE MINAS. BH 100 anos. Nossa História. Belo Horizonte: Estado de Minas, 1996.

FIBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 1991. 1CD-ROM.

FIBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contagem Populacional 1996. 1 CD-ROM.

FIBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2000. 1CD-ROM.

PBH —Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Primeiro Diagnóstico da Área Cultural de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Cultura, 1996.

_________. Perfil Turístico de Belo Horizonte. 5ª edição — revista, ampliada e atualizada. Belo Horizonte: BELOTUR, 2001.

_________. Informações Estatísticas. Disponível em: www.pbh.mg.gov.br. Acesso em 11 de jun 2004.

_________. Plano Diretor de Belo Horizonte, LEI Nº 7.165 DE 27 DE AGOSTO DE 1996. Disponível em: www.pbh.gov.br/dom. Acesso em 15 jan. 2005.

PEREIRA, Valnei. Intenções Estratégicas no Planejamento Urbano de Belo Horizonte: Modernização Espacial, Internacionalização e City Marketing. Tese de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional. UFRJ, 2001. Disponível em: www.ufrj/ippur/tese.htm. Acesso em 11 jun 2004.

PETROCCHI, Mário. Turismo. Planejamento e Gestão. São Paulo: Futura,1998.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.