A APRENDIZAGEM COLETIVA NO CONSELHO DE POLÍTICA URBANA E NO CONSELHO DE POLÍTICA HABITACIONAL DA CIDADE DE BELO HORIZONTE

Helena Dolabela

Resumo


O presente trabalho tem como tema central o processo de “aprendizagem coletiva” no interior dos Conselhos de Políticas Públicas Urbanas da cidade de Belo Horizonte, mais especificamente, o Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR) e o Conselho Municipal de Habitação (CMH). O objetivo deste estudo é analisar a dinâmica de interação entre os diversos conselheiros de cada instituição, bem como avaliar a capacidade destes espaços institucionais estimularem o desenvolvimento de ações compartilhadas entre os participantes. Utilizamos a metodologia da abordagem cognitiva da “aprendizagem coletiva” na análise do banco de dados produzido pela UFMG/CNPq nos anos de 1999-2002 sobre os Conselhos de Políticas Públicas Urbanas da cidade de Belo Horizonte. A abordagem da aprendizagem privilegia a análise sobre a relação interindividual e a cognição dos atores. Nesta pesquisa focalizamos os aspectos institucionais e processuais de cada conselho e o perfil dos conselheiros. Os resultados da pesquisa apontam o início do desenvolvimento de uma “cultura de negociação” no interior destes conselhos e a progressiva disposição para a construção de parcerias entre os participantes.


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